Sobre o Estágio Pós-doutoral
Disciplinado pela Resolução CEPE 0113/2021, o Estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasília (UnB) consiste em atividade de pesquisa realizada junto a um Programa de Pós-graduação stricto sensu por um/a portador/a de título de Doutor/a, acompanhado/a por um/a docente Supervisor/a. O Estágio também poderá incluir atividades de ensino e coorientação, tanto em Curso de Pós-Graduação quanto de Graduação, desde que devidamente acompanhadas pelo/a Supervisor/a.
O tempo de permanência no Estágio Pós-doutoral pode ser de no mínimo 3 (três) e de no máximo 12 (doze) meses, podendo ocorrer prorrogações por até 48 (quarenta e oito) meses a mais, somando um total de 60 (sessenta) meses.
Ingresso
Conforme o Art. 6º da referida Resolução, a/o candidata/o ao Estágio Pós-doutoral na UnB deverá formalizar o seu pedido à Coordenação do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL), indicando a linha de pesquisa e a/o Supervisora/Supervisor junto à/ao qual pretende realizar as suas atividades, instruindo o processo com a seguinte documentação:
-
- Formulário de inscrição definido pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG);
-
- Carta de aceitação da/o Supervisora/Supervisor vinculada/o ao PPGFIL;
-
- Cópia do diploma de Doutorado expedido por instituição nacional ou estrangeira;
-
- É desejável incluir o histórico escolar
-
-
- Currículo Lattes atualizado no momento da candidatura ou curriculum vitae para estrangeiros;
-
- Plano de trabalho contendo:
-
- Projeto de pesquisa resumido (no máximo 15 (quinze) páginas)), incluindo cronograma de execução das atividades;
-
- Atividades de ensino, se houver;
-
- Plano de publicações, com cronograma e resumo dos trabalhos;
-
-
- Declaração de instituição ou empresa autorizando o afastamento para a realização das atividades previstas no Estágio Pós-Doutoral, caso a/o candidata/o possua vínculo empregatício. A declaração da instituição pode ser apresentada até o registro do candidato pela SAA;
-
- Caso haja vínculo empregatício, sem afastamento, carta de anuência da instituição para a realização das atividades estabelecidas no plano de trabalho;
-
- Comprovante de recebimento de bolsa de órgãos de fomento ou de outras fontes, caso a/o candidata/o disponha de bolsa de estudos e/ou pesquisa;
-
- Documentação civil: RG, CPF e Certidão de quitação eleitoral.
A solicitação deve ser encaminhada para o e-mail da Secretaria de Pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Conclusão
Ao final do período do Estágio, a/o Pós-doutoranda/o deverá apresentar ao PPGFIL um relatório circunstanciado sobre as atividades desenvolvidas, contendo no máximo 15 (quinze) páginas, devidamente avalizado pela/o Supervisora/Supervisor, e a produção intelectual resultante do Pós-Doutoramento.
-
O relatório deverá ser entregue ao PPGFIL até 30 (trinta) dias após o término das atividades na UnB.
-
Um parecer circunstanciado emitido por membro do PPG deve ser subsequentemente apreciado em reunião colegiada do PPGFIL.
-
O relatório, a produção intelectual e a ata da reunião de apreciação dos documentos devem ser anexados ao processo original.
-
Quando não ocorrer entrega do relatório final, o PPG solicitará da/do Supervisora/Supervisor manifestação quanto à finalização, à prorrogação ou ao desligamento nos termos do que normatiza a referida Resolução e comunicará à SAA.
No caso de aprovação do relatório, o PPGFIL encaminhará o processo à SAA para expedição do certificado.
Bolsas
Via de regra, o Estágio Pós-doutoral não conta com Bolsa. Enquanto o Programa Nacional de Pós-Doutorado Capes (PNPD/Capes) não for retomado, não há previsibilidade de novas Bolsas. Mas, sempre que houver Bolsas disponíveis no PPGFIL, será lançado um Edital específico para a seleção de bolsistas.
No entanto, nada impede que o/a próprio/a candidato/a também se inscreva nos Editais regularmente publicados pelas agências de fomento, Capes, CNPq e FAPDF.