O curso de Filosofia da Universidade de Brasília tem uma longa história. O Departamento de Filosofia era parte do Instituto de Central de Ciências Humanas, e esteve previsto desde a fundação da Universidade idealizada por Darcy Ribeiro em 1962. É sabido que com o Golpe Militar, a primeira Universidade a ser invadida e atacada foi a UnB, e o curso de Filosofia sofreu as consequências: a graduação em Filosofia funcionou até 1972, quando o vestibular para ingresso no curso foi suspenso. Somente em 1984 o curso foi retomado pelo Departamento de Geografia e História e, posteriormente assumido pelo Departamento de Filosofia, criado em 1986. Desde então formou grande número de bacharéis e licenciados em Filosofia, contando hoje com cerca de setecentos alunos, nos cursos diurno e noturno.

 

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB (PPGFIL-UnB), fundado em 1999, fruto de um esforço conjunto dos professores do Departamento, já conta com mais de 100 titulados. Após anos de intenso trabalho na busca de consolidação, o PPGFIL obteve a nota 4 (quatro) na avaliação trienal da CAPES publicada em 2013. Com esse resultado, o Programa propôs a criação de um curso de Doutorado em Filosofia, aproveitando a experiência acumulada em todos esses anos, o apoio institucional e a infraestrutura da UnB, a produção intelectual crescente e a experiência do corpo docente. Na avaliação de 2021 (referente ao período de 2017-2020), a nota do PPGFIL foi elevada para 5 (cinco), classificando-o como um Programa de excelência nacional.

 

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB, apresenta uma área de concentração  - Filosofia - e 3 (três) linhas de pesquisa:

  1. Epistemologia, Lógica e Metafísica;
  2. Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião;
  3. História da Filosofia.

 

A estrutura do curso está voltada predominantemente para a formação de um pesquisador autônomo, com o mínimo possível de disciplinas a serem cursadas pelos estudantes e um trabalho feito principalmente junto a grupos de pesquisa.

 

O PPGFIL conta hoje com mais de 20 professores permanentes credenciados para orientar dissertações e teses. Além da infraestrutura geral da UnB, o Programa tem investido fortemente na aquisição de material bibliográfico, impresso e on-line, e em todo equipamento necessário para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos docentes e dos trabalhos dos discentes. Todo esse esforço e o ambiente de trabalho voltado para a pesquisa filosófica de qualidade tem em vista construir uma pós-graduação em Filosofia de excelência acadêmica.