12 de Fevereiro de 2020

 

FotoProfessor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB. Atua na área de Filosofia Moderna, com ênfase em Ética, Epistemologia e Metafísica, e se interessa por temas relacionados à filosofia kantiana. Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010), Mestre em Filosofia pela UNICAMP (2005) e Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2002). Realizou, entre 2007 e 2008, Estágio de Doutorado (Sandwich) na Humboldt Universität zu Berlin (com bolsa CAPES/DAAD), sob orientação do Prof. Volker Gerhardt. Foi professor da Universidade Federal do Pará - UFPA, entre 2009 e 2017 (licenciado de 2011 a 2017, exercendo as atividades docentes na UnB). É membro da Sociedade Kant Brasileira - Seção Campinas, a qual também está vinculado como membro do Grupo de Pesquisa (do CNPq) e Grupo de Trabalho - GT (da ANPOF) "Criticismo e Semântica". Além disso, é membro do grupo de pesquisa "Kant e o Kantismo" da UFPA. Desde 2013, é editor da "Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea" da UnB. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL-UnB). Atualmente realiza pós-doutorado na Brown University, sob supervisão do Prof. Paul Guyer.

 

FotoAlexandre Costa-Leite é professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Doutor em Filosofia pela Université de Neuchâtel (Suíça). Pós-doutorado financiado pela Swiss National Science Foundation na City University of New York (The Graduate Center - EUA) e pós-doutorado na UNICAMP financiado pela FAPESP. Estágios de doutorado na Universiteit Amsterdam (Holanda), na Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) e na École Normale Supérieure de Paris (França). Foi pesquisador associado do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE-UNICAMP). Pesquisador convidado no Düsseldorf Center for Logic and Philosophy of Science da Heinrich Heine Universität Düsseldorf (Alemanha). Suas pesquisas são em lógica, filosofia da lógica, metafísica e epistemologia. Referências teóricas e influências centrais são: Sexto Empírico, Leibniz, Wittgenstein (Tractatus), Alfred Tarski e Newton da Costa. Como editor, publicou trabalhos de autores ligados a instituições de mais de 50 países (de todos os continentes).

Agnaldo Cuoco Portugal

FotoÉ Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, onde leciona desde 1991. Trabalha principalmente com as áreas de Filosofia da Religião e Filosofia da Ciência em projetos dedicados aos seguintes temas: relação entre religião e ciência, experiência religiosa, raciocínio indutivo, bayesianismo e racionalidade da crença em Deus. Foi presidente da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR) entre 2010 e 2015, e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Filosofia da Religião da Sociedade de Teologia e Estudos da Religião (SOTER) entre 2011 e 2018. É atualmente coordenador do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB. Tem graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (1988), graduação em Antropologia também pela UnB (1992), especialização em Filosofia da Religião pela PUC Minas (1991), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Filosofia da Religião pelo King s College da Universidade de Londres (2003). No ano acadêmico de 2017/2018 foi pesquisador visitante no Centro de Filosofia da Religião da Universidade de Notre Dame (Estados Unidos). Tem um livro publicado em espanhol (Filosofía de la Religión - Una Perspectiva Analítica), além de artigos e capítulos de livro em português e inglês. Desde 2016 é parte da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF.

 

Paulo C. C. Abrantes possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1973), mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris X (1978) e doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris I (1985). É Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, tendo tido lotações no Departamento de Filosofia e no Instituto de Ciências Biológicas. Sua pesquisa desenvolve-se principalmente nas áreas de Filosofia da Ciência, Filosofia da Biologia, História da Ciência e Filosofia da Mente .

 

Nascido em 1943, é doutor em filosofia pela Ludwig-Maximilians-Universität München (Munique / Alemanha, 1975), pós-graduado pela Universidade de São Paulo (especialização em lógica, 1969), bacharel e licenciado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966). Ensinou na Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras de Santos (1967-9), na Universidade de São Paulo / "Campus" de Ribeirão Preto (agosto de 1991-setembro de 1992) e na Universidade de Brasília (abril de 1976-abril de 2013). Em 1993, tornou-se professor titular junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Aposentou-se nessa universidade em maio de 2013. Desde janeiro de 2015, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília. Fez estágios de pós-doutoramento nas universidades de Munique, Londres, Oxford, Salzburgo e Hebraica de Jerusalém. As suas áreas de trabalho são (1) lógica, (2) filosofia analítica (de maneira particular o neopositivismo) e (3) metaética (com ênfase sobre as relações entre lógica e discurso moral).

Possui doutorado em Philosophie pela Université de Strasbourg(1977). Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Filosofia da Ciência. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

 

Possui doutorado em Filosofia - Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (2006). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências Humanas. 1. Fenomenologias : Seguindo a linha do trabalho de Jean-Paul Sartre, Jacques Derrida e dos principais pensadores da tradição europeia durante anos 1900-1980, o programa de pesquisa de Gerard Wormser incide sobre a inclusão de formas contemporâneas de relação consigo e com os outros através da mediação das linguas e das formas de comunicação interpessoal associados às mídias contemporâneas sob o conceito de editorialização. 2. Edição e Culturas digitais: este programa se iniciou em 2000 com a criação de um site para o Instituto de Estudos Políticos de Paris, no âmbito de um projeto coletivo conduzido com estudantes. Gérard Wormser engajou-se então em uma dinâmica que fez dele um dos pioneiros nas reflexões concernetes ao digital na universidade francesa. A criação da resvista Sens Public (www.sens-public.org) respondeu a esse projeto inspirando-se nas reflexões de John Dewey e de Jean-Paul Sartre sobre os problemas da comunicação pública na era da tecnologia e da mundialização. Este programa deu lugar a multiplos resultados editoriais ? revistas, livros, fóruns, blogs ?, à obtenção de um orçamento europeu em 2008 para a organização do Congresso Europeu dos Editores de Revistas (Eurozine) em Paris, à organização de múltiplas conferências e seminários, dos quais o seminário permanente atual « Novas escrituras e Editorialização ». Seguindo esse eixo, a contribuição de Gérard Wormser foi importante para a criação e o desenvolvimento do Nucleo de Pesquisa e de realisações TELAA na UnB no ano 2016 e tambem para a organisação dos Encontros Entre TELAAs 1 e 2 (2016 e 2017). Seguindo esse eixo, a contribuição de Gérard Wormser foi importante para a criação e o desenvolvimento do Nucleo de Pesquisa e de realisações TELAA na UnB no ano 2016 e tambem para a organisação dos Encontros Entre TELAAs 1 e 2 (2016 e 2017). 3. Reconfigurações dos domínios políticos: Na sequência dos trabalhos concernetes a Rousseau e Fichte, depois Sartre, Scheler e Husserl, Gérard Wormser realizou várias pesquisas sobre o campo político e suas evoluções desde o quadro teórico republicano na França (trabalho dos anos 1990) até a reformulação das condições da prática política na mundialização que é baseada notadamente nos trabalhos de Saskia Sassen, de quem Gérard Wormser é um dos tradutores em francês. A sucessão de eventos significativos na opinião mundial desde 11 de setembro de 2001 até os atentados de 07 de janeiro de 2015 em Paris mostrou como a desordem contemporânea das sociedades de massa trabalhadas a partir do interior por fluxos de informações impossíveis de serem controlados pode se transformar em seu radicalismos que influenciam de maneira crescente as instituições democráticas representativas, em parte esvaziadas de sua legitimidade. O blog ColetivoBrasil fica com a mais reciente iniciativa nessa area de pesquisa.

 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas (1982), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009). Pós-doutorado (2012-2015), Programa de Pós Doutorado da Universidade de São Paulo, (Fapesp) . Em 2013, realizou estágio de pesquisa no exterior na Bayerische Akademie der Wissenschaften - Kommission zur Herausgabe der Schriften von Schelling -, em Munique, Alemanha. Em linhas gerais,o projeto de pesquisa de pós-doutorado, aprofunda o tema desenvolvido na tese de doutorado, a partir de uma questão subjacente à dialética da imaginação em Schelling, a saber: o próprio conceito kantiano de Ideia é a raiz da relação entre ideia, representação e ideal em Schelling, que implica uma exposição simbólica.

 

Professor efetivo no Instituto Federal de Brasília, pesquisador associado à Universidade de Brasília e editor associado na organização Lógica no Avião, com doutorado e mestrado em filosofia pela Unicamp e graduação em matemática pela Unesp.

 

Licenciado em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio doutoral na Northwestern University (EUA) e estágio pós-doutoral na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma Universidade. Atua nas áreas de Epistemologia Contemporânea, Epistemologia Social, Filosofia da Ciência, Ética e Filosofia Política.