26 de Fevereiro de 2020

19 de Fevereiro de 2020

13 de Fevereiro de 2020

 

FotoPaulo C. C. Abrantes possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1973), mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris X (1978) e doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris I (1985). É Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, tendo tido lotações no Departamento de Filosofia e no Instituto de Ciências Biológicas. Sua pesquisa desenvolve-se principalmente nas áreas de Filosofia da Ciência, Filosofia da Biologia, História da Ciência e Filosofia da Mente .

 

Luiz Henrique de Araujo Dutra concluiu o doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas em 1993. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou 41 artigos em periódicos especializados e 2 trabalhos em anais de eventos. Possui 18 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 15 itens de produção técnica. Participou de 3 eventos no exterior e 43 no Brasil. Orientou 5 teses de doutorado, 16 dissertações de mestrado, além de ter orientado 5 trabalhos de iniciação científica e 7 trabalhos de conclusão de curso na área de Filosofia. Atua na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Ciência e Filosofia da Mente. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: pirronismo, Quine, behaviorismo, realismo científico, Claude Bernard, empirismo construtivo, ceticismo alético, naturalism, emergência e perspectivismo. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1984) e mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1990). É professor permanente dos programas de pós-graduação em filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade de Brasília.

Possui doutorado em Philosophie pela Université de Strasbourg(1977). Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Filosofia da Ciência. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

 

FotoAtualmente, professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Experiência de docência e pesquisa na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, subárea de especialização, Filosofia Moderna e Contemporânea. Com relação a interesses mais específicos, minha pesquisa atualmente busca dar visibilidade ao caráter irredutível e incomensurável da reflexão esteticamente fundada em relação ao pensamento especulativo e ético. Partindo de ampla e decisiva tradição artística ocidental, procura-se compreender seu caráter refratário e, simultaneamente, crítico às reivindicações correntes de rigoroso comprometimento epistemológico e legitimidade moral, enquanto condições necessárias e suficientes para se estabelecer o que é (ou não é) um discurso, um modo de pensar filosófico.

André Leclerc

FotoAndre Leclerc concluiu o doutorado em filosofia na Université du Québec em 1990. Atualmente é professor titular da universidade de Brasília. Publicou 33 artigos em periódicos especializados e 16 trabalhos em anais de eventos, 23 capítulos de livros e tem 6 livros organizados e mais dois livros autorais. É responsável por 55 itens de produção técnica. Participou de 96 eventos no brasil. Orientou 32 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado, alem de ter orientado 11 trabalhos de iniciação cientifica e 23 trabalhos de conclusão de curso na área de filosofia. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Entre 1999 e 2019 coordenou 9 projetos de pesquisa. atua na área de filosofia, com ênfase em filosofias da linguagem, da mente e da ação. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 30 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artistico-cultural são: filosofia da mente, filosofia analítica, filosofia da linguagem, conteúdo mental, epistemologia, externismo, contextualismo, intencionalidade, anti-individualismo, semântica e naturalismo biológico. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (2012-2014), e tesoureiro da Associação Latino-americana de Filosofia Analítica (2012-2014).

 

Professor Adjunto II no Departamento de Filosofia da UnB, docente nos cursos de graduação e pós-graduação deste departamento na área de Filosofia Política, atua nas seguintes áreas de interesse: filosofia contemporânea, filosofia política, história da filosofia, introdução à prática filosófica. Bacharel, licenciado, mestre e doutor em Filosofia pela FFLCH-USP (1990-2011), bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESP, 1987), bacharel em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (1983). Sua experiência na área de Filosofia tem ênfase, sobretudo, nos seguintes temas relativos ao Estado, violência e democracia, democracia e estado de exceção, filosofia política contemporânea e história da filosofia contemporânea, de Hegel a seus herdeiros da tradição crítica.

 

FotoPós-doutorado em Relações Internacionais - Universidade de Brasília (2005); Doutora (2003), Mestre (1995) e Bacharel (1984) em Filosofia com ênfase em Ética e Filosofia Política, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Especialista em Estudos da Paz e Resolução de Conflitos pela European University Center for Peace Studies (Áustria). Atua nas áreas de Filosofia Política, Teoria Política, Teoria das Relações Internacionais, Filosofia do Direito, Direitos Humanos, Ética Aplicada, Ética na Administração Pública, e Gestão da Educação Superior . Membro suplente da diretoria do Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Lider do Grupos de Pesquisa "Pensadores Clássicos e Debates Contemporâneos" "Centro de Estudos de Ética, Integridade e Boa Governança / CNPq" - Membro do Grupo de Pesquisa "Hobbes" da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e da European Hobbes Society. Professora de Ética e Filosofia Política da Universidade de Brasília. Membro do Comitê Gestor do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (PROIC / DPG / UnB / CNPq)Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Distrito Federal (2015-2017) Membro do Comitê Consultivo da Rede de Mulheres Filósofas da América Latina da UNESCO.

 

FotoPossui graduação em Filosofia - Université du Québec (1985), mestrado em Filosofia - Université du Québec (1988) e doutorado em Filosofia - Université du Québec (1996). Foi bolsista do Conseil de recherches en sciences humaines du Canada (CRSHC) durante o doutorado e bolsista do Fonds pour la formation de chercheurs et laide à la recherche (FCAR) do Governo do Québec durante o mestrado. Atualmente é Professor da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia grega e medieval, atuando principalmente nos seguintes temas e autores: ética, lógica, metafísica, psicologia, conhecimento; Aristóteles, os estóicos, Cícero, Agostinho, Boécio e Abelardo.