Linha de pesquisa 1: Epistemologia, Lógica e Metafísica.

 

Esta linha se dedica a problemas filosóficos associados ao conhecimento (e assim à percepção, à justificação, ao testemunho), à ciência (e assim ao estatuto ontológico das entidades postuladas pela ciência, à relação entre teoria e experiência na prática científica e a questões metodológicas associadas ao desenvolvimento de teorias físicas), às relações de consequência (e assim à epistemologia da inferência, às relações entre forma e existência, ao contraste entre os diferentes sistemas lógicos) e aos aspectos estruturais da realidade (natureza da realidade e o contraste entre as diferentes ontologias).

 

O Programa de Pós-graduação do PPG-FIL-UnB desde o seu início teve um foco em questões associadas ao conhecimento e à ciência. De fato, a área de concentração do Programa de Mestrado nos seus primeiros anos foi Epistemologia. Na época, muitos pesquisadores do Programa estavam dedicados à teoria do conhecimento e à filosofia da ciência e alguns outros estavam pesquisando a ética do conhecimento e as rela

ções políticas em torno da ciência. Por diversas razões, inclusive pela ampliação e transformação das áreas de interesse de alguns pesquisadores do programa, a concentração passou a ser, desde 2007, em Filosofia. Desde então, as pesquisas sobre filosofia da física, epistemologia evolucionista, natureza da experiência e sistemas lógicos se juntaram a investigações sobre natureza da evolução, a ontologia da percepção, as relações entre perspectivas e a pluralidade de sistemas lógicos, o problema da mudança teórica e, finalmente, sobre a natureza e existência de Deus no debate atual da filosofia analítica da religião. A ênfase contemporânea na filosofia analítica, em torno da metafísica, foi incorporada pelo Programa (daí a explicitação dessa subárea nessa linha de pesquisa). Nesse contexto, também a filosofia da mente (abordada em um dos projetos de pesquisa) passou a ser entendida em um quadro metafísico mais amplo; o estudo da evolução deu lugar a preocupações  acerca da ontologia da biologia e da relação entre a história dos humanos e sua natureza; a investigação acerca da natureza da percepção e da interação entre experiência e conceito abriu espaço para considerações acerca da noção de natureza e sua relação com o domínio das leis e com os processos de encantamento e desencantamento; a pesquisa acerca de sistemas lógicos deu origem a  questões acerca da natureza das inferências e de como os sistemas formais são compatíveis com conjuntos de mundos possíveis.

 

Professores Vinculados (clique no Lattes para mais informações):

agnaldo_portugal2.jpg  Agnaldo Cuoco Portugal | Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

alexandre_costaleite3.jpg  Alexandre Costa-Leite Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / site: http://costaleite.org

 

alexandre_hahn3.jpg  Alexandre Hahn Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

andre_leclerc.png  André Leclerc Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

fabio_nolasco0.jpg  Fabio Mascarenhas Nolasco Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. /Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

hilan_bensusan3.jpg  Hilan Nissior Bensusan Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / site: http://hilanbensusan.net

 

marcos_aurelio_fernandes4.jpg  Marcos Aurélio Fernandes Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

phillipe_lacour.jpg Philippe Claude Thierry Lacour Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

rodrigo_freire.jpg Rodrigo de Alvarenga Freire Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

samuel_simon3.jpg Samuel José Simon Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Linha de Pesquisa 2: Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião

 

Esta linha de pesquisa busca investigar as questões clássicas do pensamento ético e político conjuntamente aos problemas ligados ao domínio da filosofia da religião, relacionados pelo caráter prático que envolve essas áreas. São pesquisados temas como as concepções metafísicas, antropológicas e epistemológicas das religiões, as relações entre a ética e a religião, as concepções do poder, as relações entre as noções de liberdade e igualdade, as relações entre poder político e religião, além dos grandes problemas da filosofia moral e política desde a Antiguidade até o pensamento contemporâneo.  Incorpora e articula nesta dimensão questões relacionadas aos direitos humanos fundamentadas em teorias do Estado e em concepções metafísicas, discutindo temáticas correlatas como a relação entre ética e pluralismo, ética e religião, crítica do discurso político e democracia e justiça.

 

As questões epistemológicas em filosofia da religião referem-se ao debate contemporâneo intitulado “ética da crença”, que se desenvolve desde o século XIX, e tem antecedentes importantes na discussão clássica sobre a relação entre fé e razão. Além de um óbvio conteúdo normativo, essas questões permitem também uma ligação orgânica com a linha de pesquisa de epistemologia, lógica e metafísica. Estes temas também se vinculam intimamente com a linha de história da filosofia, por meio de projetos que estudam questões de ética, filosofia política e filosofia da religião com foco na compreensão de como se deu o respectivo debate em determinado contexto histórico.

 

Professores vinculados (clique no Lattes para mais informações):

andre_luis_muniz_garcia2.jpg André Luis Muniz Garcia Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

alex_calheiros3.jpg Alex Sandro Calheiros de Moura Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

alexandre_hahn3.jpg Alexandre Hahn Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

agnaldo_portugal2.jpg Agnaldo Cuoco Portugal | Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

claudio_reis2.jpg Cláudio Araújo Reis Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Screenshot 20191218 130519 Gallery Erick Calheiros de Lima Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

gilberto_tedeia3.jpg Gilberto Tedéia Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

guy_hamelin.jpg  Guy Hamelin Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

herivelto_pereira_de_souza.jpg  Herivelto Pereira de Souza Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

hilan_bensusan3.jpg  Hilan Nissior Bensusan Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / site: http://hilanbensusan.net

 

ligia_baptista_pavan4.jpg  Lígia Pavan Baptista Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

marcos_aurelio_fernandes4.jpg  Marcos Aurélio Fernandes Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

maria_cecilia_pedreira_de_almeida2.jpg  Maria Cecília Pedreira de Almeida Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

marcio_gimenes2.jpg  Márcio Gimenes de Paula Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 scott  Scott Randall Paine Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  / site: 3wisdoms.com

 

Linha de Pesquisa 3: História da Filosofia

 

Esta linha de pesquisa é fundamental para a organicidade do programa e do curso de doutorado. Trata-se de uma linha que se apõe à tendência predominantemente temática das linhas anteriormente mencionadas. Enquanto as duas linhas anteriores se vinculam, respectivamente, àquilo que desde Aristóteles foi chamado de filosofia teórica e filosofia prática, a presente linha em “História da Filosofia” integra mais esses registros, referindo mais os temas, autores e problemas à relação, constitutiva para o pensamento ocidental, entre a filosofia e sua história. Frequentemente, temas teóricos e práticos ultrapassam, pela própria natureza da reflexão filosófica, o escopo mais limitado imposto pelas dimensões epistemológicas, metafísicas e ético-políticas, exigindo um tratamento mais integrado e, sobretudo, com forte conexão tanto com a maneira muito específica como se encadeia a história da filosofia, quanto com a forma, por vezes predominante, como a história se manifesta nas questões filosóficas.

 

Não é apenas uma linha que coordena as duas anteriores, permitindo inclusive trabalhar os projetos e perspectivas que se revelem fronteiriços para ambas, mas constitui uma linha também especificamente propositiva, na medida em que se abrem as possibilidades para a execução de projetos mais monográficos, mais historicamente circunscritos, tanto hermenêuticos, quanto também mais exegéticos.Seguindo a orientação geral estabelecida pelos atuais projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes que integram o programa, a linha integrará perspectivas que, em geral, se coordenam com as tradicionais fases da história do pensamento ocidental (Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea), como também estudos mais especificamente ligados a autores, conforme a orientação específica dos docentes.

 

Professores vinculados (clique no Lattes para mais informações):

alex_calheiros3.jpg  Alex Sandro Calheiros de Moura Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

alexandre_hahn3.jpg  Alexandre Hahn Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

andre_luis_muniz_garcia2.jpg  André Luis Muniz Garcia Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Screenshot 20191218 130519 Gallery  Erick Calheiros de Lima Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

fabio_nolasco0.jpg  Fabio Mascarenhas Nolasco Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. /Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

WhatsApp_Image_2021-02-03_at_15.04.38.jpeg  Fernando Ribeiro de Moraes Barros | Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                                 

guy_hamelin.jpg  Guy Hamelin Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

herivelto_pereira_de_souza.jpg  Herivelto Pereira de Souza Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

maria_cecilia_pedreira_de_almeida2.jpg  Maria Cecília Pedreira de Almeida Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

marcio_gimenes2.jpg  Márcio Gimenes de Paula Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

marcos_aurelio_fernandes4.jpg  Marcos Aurélio Fernandes Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

priscila_rufinoni4.jpg  Priscila Rossinetti Rufinoni Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

samuel_simon3.jpg  Samuel José Simon Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 scott  Scott Randall Paine Lattes / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  / site: 3wisdoms.com