Não há dúvidas que a filosofia política é um campo privilegiado de reflexão para os diversos impasses políticos e sociais com que se deparam as sociedades contemporâneas. O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB, que conta agora com Mestrado e Doutorado, tem desenvolvido diversas atividades na área da filosofia política, e o grupo de pesquisa Ética e Filosofia Política, composto por diversos pesquisadores, professores e estudantes da UnB e de outras universidades do Centro-Oeste tem o propósito de aprofundar a reflexão e o debate qualificado a partir de textos filosóficos. Além disso, visa assegurar o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores e propiciar o desenvolvimento de pesquisa acadêmica com vistas à melhoria do ensino de filosofia no Ensino médio, na Graduação e Pós-Graduação.

 

O Grupo tem desenvolvido leituras diversificadas, abrangendo desde a Filosofia Política Clássica até autores contemporâneos, visando compreender e articular a filosofia e a práxis.

O Grupo busca a análise dos autores da tradição filosófica, privilegiando o enclave da articulação entre o pensamento e a vida, a política e a justiça, a teoria e a prática. Trata-se de discutir não só a filosofia como atividade formuladora de conceitos abstratos ou metafísicos, mas sobretudo em que medida o pensamento filosófico pode contribuir para as condições da crítica e os perfis conceituais das propostas de mudança social.

 

Mais informações:https://filosofiapoliticaunb.blogspot.com.br/ e http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3917592769839837