Prazo para defesa de dissertação de mestrado: entre 12 e 24 meses.

 

O fluxo recomendado para o cumprimento dos créditos do Mestrado Acadêmico em Filosofia da UnB é o seguinte:

 I - no primeiro semestre letivo, cursar duas obrigatórias seletivas;

II - no segundo semestre letivo, cursar uma disciplina optativa e Seminário Tutorial 1;

III - no terceiro semestre letivo, cursar Seminário Tutorial 2, que equivale ao exame de qualificação;

 IV - o quarto semestre letivo será dedicado à elaboração da dissertação e sua defesa perante Comissão Examinadora.

Atenção : Após a integralização curricular de disciplinas, o aluno (a) deverá matricular-se, via secretaria, semestralmente, na atividade “DPG9200” (antiga elaboração de trabalho final), da qual não obterá créditos.

O PPGFIL recomenda que os discentes cursem disciplinas pertencentes a pelo menos  duas linhas de pesquisa, das três existentes. Isso permitirá uma formação mais ampla no Programa, evitando-se a figura do mero especialista em determinadas questões tratadas por professores específicos.

De acordo com o Regulamento do Programa, no segundo semestre letivo, o estudante deve se matricular na disciplina Seminário Tutorial I. Ao fim do semestre, o estudante deve apresentar trabalho escrito, com no mínimo 20 páginas, que detalhe o projeto de sua dissertação, contemple a bibliografia pertinente e o problema que visa investigar. Segundo o artigo 70 do Regulamento, este texto deverá ser encaminhado pelo orientador à Comissão de Pós-graduação para avaliação e parecer.

Ainda de acordo com o Regulamento do Programa, ao fim da disciplina Seminário Tutorial II, o estudante deve apresentar trabalho escrito que deve constituir cerca de quarenta por cento da dissertação prevista, com uma clara definição do problema investigado, da metodologia adotada, bem como revisão bibliográfica apropriada e atualizada (art. 71).

As disciplinas poderão ser ministradas em língua estrangeira, considerando as peculiaridades das linhas de pesquisa e a critério dos docentes do Programa, ouvido o Colegiado de Pós-Graduação.

Solicitação de Exame de qualificação

O orientador deve preencher um formulário, pedindo à CPG a homologação da banca examinadora no mínimo 15 dias antes da data do exame, na Secretaria do Programa, com uma cópia impressa ou eletrônica do trabalho.

O exame de qualificação terá uma banca examinadora composta por três membros, que podem ser internos ou externos, incluído o orientador. Todos os examinadores deverão ter o título de doutor.

A Resolução PPGFIL 02/2014 prevê que o número de páginas das dissertações de mestrado tem como mínimo 80 e máximo de 160 páginas, em corpo 12, tipo Times New Roman, espaço 1,5. Desta forma, espera-se que para uma qualificação de mestrado o estudante escreva pelo menos 32 páginas e no máximo 80 páginas. Esses números são um parâmetro, mas pode haver alterações, seja por conta do tema (uma dissertação de Lógica, por exemplo, costuma ser mais enxuta), ou da metodologia da exposição. Tudo deve ser discutido com o orientador.

 

Solicitação de defesa de dissertação de Mestrado

 

Toda constituição de banca examinadora deve ser aprovada pela CPG. Deste modo, o orientador deve fazer uma solicitação com a indicação de banca que será aprovada ou não pela CPG, pelo menos 30 (trinta) dias antes da defesa, juntamente com uma cópia física ou digital do trabalho.

De acordo com o regulamento do Programa, a Comissão Examinadora da dissertação de mestrado deve ser composta por três especialistas com título de doutor , incluindo o professor orientador, este sem direito a julgamento, e dois outros membros, sendo pelo menos um deles externo ao PPGFIL/UnB, e preferencialmente não pertencente ao quadro da Universidade de Brasília, propostos pelo professor orientador (Art. 73). Além disso, o orientador deve indicar um suplente.

O (A) candidato (a) só será aprovado(a) se a banca deliberar, por unanimidade, a sua aprovação.